BEM VINDOS AO BLOG DOS PASSATEMPOS DA CARRACITA !

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Outros passatempos – As Festas

Aos familiares. Não deixem de visitar todo o post, e vejam as fotos do O Aniversário da Avozinha.
Lembrei-me, então e as festas? Para o tempo se passar a fugir não há melhor. Embora não tendo muito a ver com os meus passatempos preferidos, houve um Natal e uma passagem de ano que como festas de família, foram um tanto marcantes para mim. Gostava por isso de as referenciar no meu blog.

Foi o Natal de 2002
Tivemos todos muito satisfeitos por ter presente pela primeira vez a minha avó a celebrar em minha casa o Natal. Por incrível que pareça, nunca o havia feito. Não me recordo de alguma vez a ter cá a visitar a sua filha. e netas. Talvez tenha vindo quando eu ainda era pequena, porque não me recorda de todo.

Por causa de andar a remexer em dvd's, dei com um, que continha uma pequena gravação deste Natal 2002.
"
 No fm do vídeo e já pela passagem de ano, lá aprece a avozinha a esconder a cara com as mãos para que não a filmássemos. Muito me fez ela rir com a sua vergonha.
E então não é, que mais todos estes anos passados, nunca mais a convencemos a voltar?
Foi especial, por poder ter comigo em minha casa a minha avó e, foi especial porque ao ver este filme pude recordar com saudade, o melhor cozinheiro homem, da família.

Fez cá uma receita com camarão tigre no dia de Natal em minha casa....

Nas sobremesas, qualquer que fosse, tinha sempre também de dar o seu  toque final na receita, com uma pinga de Whisky ou outra qualquer bebida.
Recordo-me particularmente quando nos visitava, que fazia sempre questão de "meter a mão" na cozinha. E a todas nós, chamava Madalena. Como homem divorciado com um filho á sua responsabilidade, teve que se aprimorar nos afazeres caseiros, nomeadamente na cozinha, que acho, até era coisa que ele gostava de fazer. Certa visita a casa de meu pai seu irmão, fez questão de preparar uma receita com codornizes, feijão e camarão, que "perpetuamos" e ainda hoje o meu pai pede frequentemente á minha mãe que a faça.




No post de Outros passatempos – A culinária, deixo-vos a receita deste prato de codornizes com o feijão e camarão.


                                    




 Falo de mais uma festinha que muito gosto me deu poder participar. Em 2010, as minhas primas acharam que a minha avó materna deveria fazer uma festinha pelo seu octogésimo oitavo aniversário. A própria "alinhou", pelo que se conseguiu realizar uma jantarada bastante animada, que contou com as 3 gerações de descendentes.







Ó p'ra nós todos.




 
Os cinco filhos











Os cinco genros











 Os netos, ficou a faltar uma, a minha "sister"







Os cônjuges dos netos










Os bisnetos







 Ah!!! e o bolo....












 Foi um serão bem passado. Oxalá possamos passar em família a celebrar, muitos mais aniversários da nossa Jacinta.


O piquenique da Pascoa 2011
Consegui tirar alguns dias de Férias nesta época festiva que muito me agrada, e ainda mais, se a puder passar no meu Alentejo.


Muito embora as circunstâncias da vida não tivessem permitido que todos pudessemos estar juntos neste dia de piquenique como antigamente, lá conseguimos, avó, mãe e neta passarmos a 2 ª feira a seguir à Pascoa, um dia ao ar livre longe do centro urbano para comermos o tradicional borrego assado no forno.
hora dos "morfes"
Voltamos ao sitio onde em 2009  já o havíamos feito também.

Este ano fomos envolvidas de maneira um tanto ou quanto irritante por animaizinhos menos simpaticos da natureza, (mas eramos nós que lá estamos a mais...).


Apesar da imensidão de formigas, carraças, lagartixas e etc, o dia Primaveril foi bem passado.
Nunca a avózinha tinha rido tanto com os sustos que se tornavam em gritos quase estéricos provocados pela bicharada.


brincado com os pezinhos
Mas a parte mais engraçada foi  mesmo quando lhe propus sentar-se em cima de um colchão insuflável de praia que tenho sempre enfiado no meu porta-bagagens e que me lembrei de encher para ficamos com o rabiosque mais confortável.Então não é que a mulher se me rebolou toda pelo colchão sem se conseguir endireitar e levantar. Muito rimos e muito mais se ria ela. 
Pena não ter capatado "just in time" a ocorrência.
e foi mesmo prá  foto


parece que fala com DEUS mas não...
Ó pra mim uma autêntica, caminheira?...

Já lá vão mais uns anos e, os PIC-NIC estão a tornar-se difíceis.


Importante dizer, que apesar da pesada idade da nossa Jacinta não tem sido somente este, o problema para que não se tenham realizado mais pic-nic.
Tem sido mesmo, o tempo instável que se nos apresenta nestas semanas de Páscoa.
Ainda assim, lá se dá um passeiozinho pelo arredores Alentejanos.

Em 2013, Castelo de Jerumenha.
Lanche pela tarde, num qualquer mais ou menos próprio lugar, junto a um qualquer pedaço de água, Ribeira, Barragem, fonte, o que se nos apresentar no caminho.

Em 2014 apenas também um passeiozito depois de almoço até Terena,Alandroal, visita ao Castelo e a uma pequena Igreja com "frescos" muito bonitos ainda que, infelizmente, bastante degradados(não me foi permito tirar fotos).

Neste local bem sossegado ajeitamos o lanche.
Na lancheira, chazinho, bolo e merendeira (como se chama o pão doce, típico da época Pascal no Alentejo e não só. Este tipo de bolo/pão, é feito de diferentes maneiras nas diferentes regiões de portugal)

Dia bem passado... temperatura amena tal como eu gosto. E o entardecer?....um espectáculo!!




Pois é, 2015, o tempo esteve  péssimo e não deu nem para o lanche num qualquer espaço ao ar livre fresco e verdejante, uma chatice...

No entanto, posso dizer, foi bastante produtivo pois como costumo levar comigo a  minha maquineta de costura e os respectivos apetrechos de costura, aproveitei para dar ao pedal e elaborar os meus sacos de pano de trazer sempre na mala para qualquer eventualidade. Os meus saquinhos fashion como lhes chamo.

Houve familiares que também gostaram dos ditos saquinhos e, acabei por ter o tempo todo ocupado com as costuras. 
 E não é que a  semana passou a correr... 
Aqui a amostra do saquinho dobrado que parece uma carteira

Pois claro, e aqui aberto...



                                                           Create your own banner at mybannermaker.com!

Nenhum comentário:

Postar um comentário