BEM VINDOS AO BLOG DOS PASSATEMPOS DA CARRACITA !

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Craquelê 1 passo-Eu ensino como faço -

Uma vez mais sem qualquer aprendizagem "á seria", resolvi tentar a minha habilidade na técnica de craquelar em vidro num passo.
Algumas explicações na loja onde compro os materiais que uso no artesanato e um pouco de leitura em blogs na net, encheu-me de vontade de experimentar este tipo de trabalho.

Aprendi assim que existem duas formas de transformar as nossas peças com esta técnica de efeito rachado, quer seja em vidros quer seja mesmo em madeira.

Uma das formas é a que chamam de um passo, e foi a que experimentei. A outra, a de dois passos, consiste na aplicação de dois produtos para craquelar, um primário e a tinta de craquelar com côr.
Parece-me a mim pelos trabalhos que tive a oportunidade de ver, que esta técnica de craquelar em dois passos, fica com efeito estalado mais bonito.

No entanto, passo a explicar como fiz este pequeno pratinho em vidro, no processo de aplicação de um passo.

Aproveitei uma imagem que já tinha recortada, de Natal.
Esta imagem foi impressa a laser em papel normal de 160gr, mas para peças em vidro o trabalho fica bem mais bonito se a figura a aplicar fôr em guardanapo.

Então a primeira coisa a fazer é certificarmos que  nosso vidro está bem limpo de gorduras pelo que, passar com um pano e álcool pela peça é importante.


De seguida colamos a imagem escolhida na parte de fora, no fundo no nosso  pratinho. Eu usei a cola da decopatch , embalagem verde. Deixamos secar bem.

Vamos então aplicar o nosso verniz craquelê de um passo. Existem várias marcas no mercado, é só escolher.
A forma como se deve aplicar este verniz é muito importante, por forma a conseguir um melhor efeito craquelê.  Devemos aplica-lo em pinceladas cruzadas, tendo o cuidado de cobrir bem toda a peça.
Deve deixar-se secar por 1h30m a 2h. Passado o tempo de secagem vamos aplicar a côr que queremos fazer estalar. Não é necessario nenhuma tinta especial para vidro, pois eu usei as tintas acrílicas normais da acrillex e gato preto e não tive problema.
No caso do meu pratinho a tinta que estalou, foi a verde.
Deixa-se secar bem a tinta, e vamos aplicar a côr que queremos ver por entre o estalado. Aqui a côr aplicada foi o vermelho que é a cõr que se vê por entre o verde. Deixa-se secar e volta-se a aplicar nova camada para fechar bem todas "fissuras" que possam haver por entre o vidro. Para finalizar vamos isolar um pouco a peça, eu finalizei com verniz vitrificador da decopatch.
E pronto, temos assim um pratinho com um aspecto bonito e diferente.


Se quisermos utilizar esta técnica na madeira também podemos, devemos no entanto, mudar o processo da aplicação das camadas de tinta.

Enquanto que no vidro, o verniz craquelê é o que deve ser aplicado primeiro, na madeira é uma das tintas.
A que queremos ver estalada é a que deve ser aplicada em primeiro lugar. Em seguida é que é  aplicado o craquelê, na mesma forma de pinceladas cruzadas.
Depois do igual intervalo de secagem é que se vai então aplicar a outra tinta, a tinta  que vamos ficar a ver  por entre as rachas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário